‘Não queremos sair da FIPECq’ diz a Presidente da…
- 18 de agosto de 202322 de agosto de 2023
- por Ali Celestino
No Aproxima 2023, encontro promovido pela FIPECq-Previdência em 15 de agosto, Rejane Lins, presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas da FIPECq – ASAF, destacou o sentimento geral: “A gente não quer sair da FIPECq, queremos segurança, tranquilidade e estabilidade sem correr riscos desnecessários; queremos manter o patrimônio do PPC de forma segura que garanta os benefícios vitalícios de todos, assistidos e ativos”. Ela destacou a importância da decisão do Conselho de Administração da FINEP, de suspender por 90 dias o processo de transferência do PPC para o BB-Previdência, para a realização de novos estudos que subsidiem a decisão do CA, embora o que se espere seja o cancelamento em definitivo desse processo. O CA da FINEP determinou também a realização de consulta pública aos ativos e assistidos para que se manifestem com relação ao assunto. Ela diz: “todos devem responder”.
Sérgio Leser, presidente da AFIN, disse que “para conhecer a previdência é importante transparência, ter confiança em quem faz a gestão dos recursos, todos têm que estar bem”. Ele lembrou que a gestão anterior da FINEP não atendeu aos requisitos para a transferência do PPC, e relembrou o processo intenso de defesa do plano pela AFIN e ASAF, com abaixo-assinados, proposição de ação civil pública e denúncias à Previc. Com a mudança da direção na FINEP foi sentida a necessidade de se apresentar os fatos à nova gestão. E para subsidiar o tratamento do assunto a AFIN contratou um estudo independente da COPPEAD/UFRJ, que acredita ser decisivo para a suspenção definitiva dessa intenção de migração do PPC.
As fotos acima são de propriedade da FIPECq com a divulgação autorizada por todos os assistidos e por todos os presentes no evento.
O desempenho da FIPECq
O encontro reuniu cerca de 90 pessoas no Windsor Flórida Hotel, no Flamengo, e foi aberto pelo presidente da FIPECq-Previdência, Cláudio Munhoz, que apresentou o desempenho da entidade ao longo do primeiro semestre de 2023, comparativamente há anos anteriores. Alguns dos principais destaques foram:
- Déficit do PPC Eliminado – Superávit de R$ 118,449 milhões em junho de 2023;
- Redução do risco do Plano: Redução das taxas de juros atuariais de 5% para 4,25%;
- Redução das despesas Administrativas de 35% em termos reais (Dez/2022 em relação a Dez/2015);
- Redução das despesas Administrativas FIPECq em relação ao Ativo Total de 0,94% em Dez/2015 para 0,54% em Dez/2022;
- Despesas Administrativas FIPECq sobre o Ativo Total (0,54%) em linha com a média das Despesas Administrativas sobre o Ativo Total das entidades de previdência similares à FIPECq (0,61%).
O Aproxima 2023 teve ainda palestra sobre os cenários da economia brasileira e internacional e sua importância para as tomadas de decisões de investimentos, realizada por gestor da Galápagos, Diego Condado, fundo responsável pela gestão de investimentos variáveis do PPC, na ordem de aproximadamente 30% dos R$ 1,8 bi de patrimônio existente. Como última apresentação, foi a vez do presidente da FIPECq Vida, Antônio Rito, que fez um breve relato sobre os programas assistenciais e de benefícios oferecidos pela FIPECq Vida aos seus associados, que no PPC representam 501 assistidos. Muitas perguntas e solicitações foram realizadas por parte dos assistidos que sempre buscam melhorias que atendam suas necessidades e que, na medida do possível, são implementadas pela FIPECq Vida, segundo seu presidente.
Também foi realizada uma dinâmica motivacional com Erik Penna, com o tema “Autoconfiança e Bem-Estar” que tratou de vários aspectos como a importância do otimismo e da alegria em nossas vidas e também do sentimento de gratidão como elemento impulsionador do bem-estar desejável.
Todo evento foi pontuado por sorteios de brindes, além dos já esperados coffee break e almoço que permitem a total integração entre os participantes. Com uma ambientação aconchegante, esse encontro anual já se tornou uma tradição como forma de aproximar os assistidos do PPC aos gestores da FIPECq dando-lhes voz e expressão para a manifestação de suas reivindicações e também como oportunidade de entender um pouco mais das questões que envolvem a nossa previdência complementar.
Fotos: Ali Celestino
2 COMENTÁRIOS
[…] Saiba mais sobre o evento na notícia ‘Não queremos sair da FIPECq’ diz a Presidente da ASAF. […]
Está sendo uma luta muito desgastante da AFIN, ASAF e os aposentados no trato da transferência de recursos não mais pertencentes à FINEP. A manutenção do PPC está sendo sustentada por todos os aposentados. Não tenho nada a reclamar da Administração da FIPECq na condução de suas atividades.